O que é?

Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso livre que é ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem e que visam oferecer para um grande número de alunos a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversos conteúdos. Como surgiu a ideia? O MOOC é uma criação recente da área de educação a distância no Brasil e começa agora a ser oferecido também pelo IFPA, bem como outros Institutos Federais, em parceria com o Instituto TIM que foi quem desenvolveu a plataforma TIM Tec e foi quem produziu os primeiros cursos que estão sendo ofertados pelo IFPA.

Como é a dinâmica dos cursos?

Embora o projeto e participação em um MOOC possa ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, os MOOC normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos. São ofertados para um grande número de alunos e possuem grande quantidade de material.

Quem pode fazer os cursos?

Qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em aprimorar os seus conhecimentos nas áreas que são cobertas pelos cursos.

Quais cursos estão disponíveis?

Acesse o menu Cursos para obter uma relação dos cursos disponíveis.

Como fazer um curso?

Na relação dos cursos disponíveis, clique na opção IR PARA O CURSO, do curso desejado.